Representações sociais de estudantes do ensino médio em escola do campo sobre química e meio ambiente

CARLETTO, Charlane Larissa Dresch
Representações sociais de estudantes do ensino médio em escola do campo sobre química e meio ambiente
Pato Branco/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017. 85p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Edival Sebastião Teixeira).

Resumo Nesta pesquisa objetivou-se identificar as representações sociais sobre Química e Meio Ambiente de estudantes do ensino médio de uma escola do campo situada no Estado do Paraná, assim como, investigar relações entre essas representações com a Educação Ambiental. Para tanto, fundamentou-se no suporte teórico e metodológico da Teoria das Representações Sociais e na análise de conteúdo referente às questões dissertativas. Os dados foram coletados por meio de questionário de evocação livre, constituído de questões de identificação (idade, sexo e ano/série em que estuda), duas questões de evocação livre e oito questões dissertativas. Os termos indutores foram Química e Meio Ambiente. Conclui-se que, de maneira geral, para o grupo de estudantes pesquisados a Química e o Meio Ambiente estão distantes, sugerindo a necessidade de intervir a Educação Ambiental em um viés globalizante. Constatou-se ainda que a Química, para eles, é representada socialmente associada ao universo escolar, especialmente em uma perspectiva de ciência experimental. Já o Meio Ambiente é visto como algo a ser cuidado e preservado, afinal precisamos dele para viver. Com isso, pode-se afirmar uma visão antropocêntrica, que coloca a natureza como serventia do nosso uso enquanto humanidade. Desse modo, estimam-se implicações para o ensino de Química voltado ao Meio Ambiente, com a prática da EA em um viés crítico e reflexivo perante os problemas socioambientais.
Nível EM
URL http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2290