Química Verde no Ensino Superior de Química: Estudo de Caso Sobre as Práticas Vigentes em Uma IES Paulista

SAQUETO, Karla Carolina
Química Verde no Ensino Superior de Química: Estudo de Caso Sobre as Práticas Vigentes em Uma IES Paulista
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2015. Tese de Doutorado. (Orientador: Vânia Gomes Zuin).

Resumo Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o cenário da Educação em Química Verde (QV) praticada em uma IES paulista, por meio do estudo das propostas voltadas especialmente ao desenvolvimento, adaptação e aplicação de experimentos didáticos que objetivavam inserir conteúdos de QV. Para alcançar este escopo foi adotada a abordagem qualitativa como metodologia de investigação, por meio de análise documental, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas, com base nos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo. O estudo compreendeu 5 disciplinas experimentais em subáreas diferentes da química, que foram acompanhadas para inserção da Educação em Química Verde (EQV) por meio da introdução de experimentos e/ou orientações em QV. Com base nos dados levantados, este trabalho propõe 6 princípios da EQV que, juntamente com a métrica holística Estrela Verde (EV), podem permitir uma mais adequada análise dos alcances de práticas experimentais consideradas verdes. Dentre os princípios da EQV, a “introdução de problematização/contextualização (abordagem CTS)” e o “incentivo à pesquisa” mostraram ser de fundamental importância. Como observado por meio da introdução dos experimentos verdes “Identificação de Metais presentes no seu cotidiano” e “Extração e quantificação de íons Fe (III) em amostras de solo”, algumas práticas puderam promover, além do aprendizado de conteúdos conceituais e procedimentais, conteúdos atitudinais, que têm um importante papel relacionado ao estímulo à reflexão crítica, visão integrada para o exercício da cidadania e responsabilidades para uma futura atuação profissional competente e compromissada com critérios humanísticos, éticos, e de rigor científico.