Química Nova na Escola: uma contribuição para a formação continuada do professor de química reflexivo

BELTRAN, Nelson Orlando
Química Nova na Escola: uma contribuição para a formação continuada do professor de química reflexivo
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, Educação, 1999. 90p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nélio Marco Vincenzo Bizzo).

Resumo O estudo aqui feito buscou conhecer aspectos da história da revista Química Nova na Escola, destinada a professores e futuros professores de química no ensino médio e de ciências no ensino fundamental. O autor, na função privilegiada para o trabalho proposto como editor da revista, pode fazer a análise dos seis números da revista que haviam sido publicados até maio de 1999, seus editoriais e seus artigos e ainda, conhecendo as finalidades expressas por seus editores e pelos autores colaboradores, pode caracterizar o professor que a revista pretende ajudar a formar. Entrando em contato direto com professores através de divulgação e de discussão da própria revista, o autor pode conhecer a recepção que os professores da revista Química Nova na Escola, bem como algumas utilizações que dela fazem. Utilizando um programa de computador, especialmente produzido para isso, foi possível analisar, em diversos aspectos, os três mil e duzentos assinantes da revista.