Química na educação de adultos: uma proposta de articulação do conteúdo escolar do Centro Supletivo com o conteúdo de cotidiano

HARACEMIV, Sônia Maria Chaves
Química na educação de adultos: uma proposta de articulação do conteúdo escolar do Centro Supletivo com o conteúdo de cotidiano
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Centro de Ciências da Educação, 1994. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Oly Pey).

Resumo Apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de Química no Centro de Estudos Supletivos, cuja clientela é constituída por alunos trabalhadores. Toma um embasamento teórico respalda na idéia de alfabetização e na pedagogia crítica de Paulo Freire. O problema centra-se na dicotomia entre o conhecimento prévio do aluno (senso comum mais conhecimento escolarizado recebido anteriormente) e novos conhecimentos a serem trabalhados. A análise para superar esta dificuldade resultou numa proposta de instrumentalização do ensino que permite ao aluno pensar criticamente o seu cotidiano.