Química das sensações: desenvolvimento de um material didático interdisciplinar para o ensino superior

RETONDO, Carolina Godinho
Química das sensações: desenvolvimento de um material didático interdisciplinar para o ensino superior
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2004. 280p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Pedro Faria Dos Santos Filho).

Resumo As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química enfatizam que o modelo atual para o ensino de química é inviável e ineficaz e que para melhorá-lo deve-se torná-lo interdisciplinar. Atualmente, espera-se que os professores, de todas as áreas, tenham uma atitude interdisciplinar frente ao conhecimento, apesar de existir uma grande carência de materiais didáticos com estas características, dificultando o desenvolvimento de tal atitude. Neste trabalho elaboramos um material didático interdisciplinar que pode ser utilizado tanto no ensino de química, quanto no de áreas afins, utilizando o tema ?Química das Sensações? e interligando conceitos de diversas áreas do conhecimento tais como: química, física, biologia, farmacologia, geografia, alimentos e neurologia. Assim, conceitos como deslocalização e transição eletrônica são interligados aos de outras áreas como física e biologia, em ?Visão, Luz e Cores? e ?Moléculas e Sensações de Cor?. Da mesma forma, conceitos como vibração e rotação molecular, absorção de energia do infravermelho, reações radicalares são interligados a conceitos da geografia e a fisiologia, no texto ?Ambiente, Vida e Sensações de Temperatura?. Por outro lado, os conceitos de ligação de hidrogênio e geometria molecular, bem como os de solubilidade e volatilidade são norteadores para os textos ?Sensações de Sabor? e ?Sensações de Odor e Aroma?, respectivamente. Nos textos ?Neuroquímica e Sensações?, ?Dor: Sensação Boa ou Ruim?? e ?Sensações Emocionais e Drogas? conteúdos de química orgânica são interligados aos de eletroquímica e bioquímica. O material é, principalmente, voltado para o ensino superior, mas se for feita uma transposição didática adequada, poderá também ser utilizado no ensino médio. Nele não serão apresentados conceitos novos, mas sim uma nova forma de abordar os discutidos no ensino superior de química. Concluímos que é possível elaborar um material didático interdisciplinar onde os conceitos fundamentais de química são utilizados para explicar as sensações, que estão presentes na vida de qualquer indivíduo. Desta forma, os assuntos debatidos neste material estão presentes no cotidiano de qualquer aluno e são apresentados de forma contextualizada, tal como é requerido nas Diretrizes Curriculares.