SCHEFFER, Elizabeth Weinhardt de Oliveira
Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica
Curitiba/PR, Universidade Federal do Paraná, UFPR, 1997. 160p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Alberto Pedra).
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Resumo |
No presente trabalho realizou-se uma análise hermenêutica de textos documentados e dados obtidos através de pesquisa bibliográfica sobre a história da química delineando os horizontes da construção desse conhecimento no contexto mundial e buscando seu desenvolvimento no Brasil como ciência e como disciplina curricular do ensino médio. Partindo-se da reflexão sobre os caminhos históricos da ciência química desenvolveu-se o estudo sobre a disciplina de química no currículo escolar brasileiro, verificando-se os objetivos desse ensino, as condições encontradas para sua efetivação, as alterações referentes à carga horária e programas observadas ao longo dos anos, desde sua existência como cadeira de química no período imperial até a presente data. Através do resgate histórico e do levantamento dos diferentes fatores que interferiam ou mesmo definiram o currículo escolar ao longo dos anos, pretende-se contribuir para o debate e para reflexão sobre o ensino de química no ensino médio.
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