Quem são e o que pensam sobre a sua formação, os professores de Química de rede pública estadual do município de Cuiabá-MT

ARAÚJO, Natalina Laura de
Quem são e o que pensam sobre a sua formação, os professores de Química de rede pública estadual do município de Cuiabá-MT
Cuiabá/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2005. 199p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mauricéa Nunes).

Resumo Atualmente, um dos aspectos mais discutidos na educação formal e em todos os níveis, diz respeito à qualidade do ensino e seus reflexos na sociedade. A formação docente está explicitamente relacionada a esta qualidade, pois que para um ensino de qualidade necessitamos de professores bem formados. O tema formação docente torna-se, a partir da década de oitenta, um dos focos mais discutidos no âmbito das Instituições de Ensino Superior-IES, quer nos cursos de Licenciaturas, quer nos programas de pós-graduação e de pesquisas educacionais. Aspectos como formação inicial e continuada, valorização profissional, teoria e prática, educação e trabalho, saberes docentes ou conhecimentos profissionais, figuram como os mais discutidos. Nesta linha de preocupação, este trabalho teve por objetivo pesquisar “quem são e o que pensam sobre a sua formação, os professores de Química da rede pública estadual do município de Cuiabá-MT”. A pesquisa teve enfoque qualitativo interpretativo e foi realizada com sessenta e nove professores. Foram abordados, segundo o objetivo da pesquisa, aspectos relacionados ao motivo que os levou a optarem por um curso de Licenciatura, à concepção destes docentes com relação à própria formação e atuação, ao modo como se percebem no papel de professor, o que significa ser “um bom professor” de Química, dentre outros. Os resultados da investigação permitiram concluir que a maioria dos docentes que fez licenciatura plena em Química queria ser professor e tinha afinidade com a Química, o currículo do curso realizado é compatível com a formação de um bom professor de Química, acreditam que seus conhecimentos são suficientes para que se considerem bons professores e caracterizaram a profissão docente como gratificante mas desvalorizada.