Qualidade do ar como tema gerador no ensino de química na educação de jovens e adultos

NEVES, Sérgia Rossana Sabino
Qualidade do ar como tema gerador no ensino de química na educação de jovens e adultos
Niterói/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2017. 91p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rose Mary Latini).

Resumo As dificuldades vivenciadas no ensino de química, em especial na educação de jovens e adultos, juntamente com o cenário de crise socioambiental contemporâneo são discutidos neste trabalho, que tem por objetivo analisar uma proposta de ensino de química que visa contribuir para a aproximação entre conhecimento científico e a realidade dos educandos na EJA, a partir da inserção da temática ambiental, tendo a qualidade do ar do entorno escolar como tema gerador. Para o desenvolvimento desta proposta fizemos uso de metodologia participativa, a qual foi realizada com uma turma da EJA, numa escola localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro e se constitui numa sequência didática, composta de três etapas: a problematização da realidade, promovida pela reflexão acerca da poluição atmosférica na região metropolitana do Rio de Janeiro; a construção dos conhecimentos científicos a partir dos óxidos presentes na poluição do ar e, na última etapa, retornamos a reflexão acerca da problemática ambiental promovendo a articulação entre os conhecimentos científicos construídos e a realidade vivenciada a partir dos índices da qualidade do ar coletados. Para análise dos dados buscamos uma aproximação da análise do discurso bakhtiniana, a partir da qual foi possível observar a apreensão dos conhecimentos a partir da incorporação e renovação do gênero, do ponto de vista da temática ambiental e dos conhecimentos científicos. No entanto, os resultados também apontam para a participação como uma categoria de análise haja vista a importância para a construção dos conhecimentos. Assim, foi possível concluir que a articulação entre a temática ambiental qualidade do ar e os conhecimentos científicos contribuíram para a superação dos obstáculos na prática do ensino de química, destacando-se como fundamental para esta articulação a mediação realizada no sentido de viabilizar a interação e as reflexões que levaram a ampliação dos conhecimentos. Entretanto, consideramos, ainda, a necessidade de reflexão contínua sobre a prática docente, especialmente nesta modalidade de ensino.
Nível EM
URL https://app.uff.br/riuff/handle/1/4768