PROPOSTAS ALTERNATIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A SURDOS: ENFOQUE NOS CONTEÚDOS DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS E ESTEQUIOMETRIA PARA O ENSINO MÉDIO

FERNANDES, Jomara Mendes
PROPOSTAS ALTERNATIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A SURDOS: ENFOQUE NOS CONTEÚDOS DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS E ESTEQUIOMETRIA PARA O ENSINO MÉDIO
/MG, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2016. 124p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ivoni de Freitas Reis).

Resumo São poucas as pesquisas que relacionam o ensino de química aos alunos com necessidades educacionais especiais. Menor ainda é o número de trabalhos voltados a propor estratégias didáticas diferenciadas com foco na aprendizagem, em especial, do discente surdo. Em vista disso, o anseio maior da presente pesquisa foi cruzar essas duas vertentes: o ensino de química e a educação do aluno surdo. Buscamos, assim, propor estratégias de ensino que atendessem as especificidades do sujeito surdo e que auxiliassem a prática do professor com esses alunos. Nesse sentido, estratégias de ensino e avaliação para os conteúdos de balanceamento de reações químicas e estequiometria foram desenvolvidas com e para surdos. Defendemos que toda a prática pedagógica voltada para o trabalho com esses alunos precisa estar pautada na pedagogia visual e no uso de materiais concretos. Para que esses discentes tenham o acesso aos conteúdos químicos facilitados, ressaltamos que é preciso voltar todos os esforços possíveis na elaboração e divulgação de estratégias de ensino e de terminologias científicas em Libras. Percebe-se que ainda é necessário avançar em estudos com esse viés. Novas investigações precisam ser acrescidas nessa área e divulgadas para os profissionais que lidam diretamente com a realidade educacional.