SOARES, Regina Célia Silva
Proposta de um manual de práticas de química utilizando materiais do cotidiano para a Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Índios Tapebas
Fortaleza/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Regina Célia Silva Soares).
|
Resumo |
A Química é uma ciência da natureza que abrange dois aspectos importantes: a teoria e a prática. O aspecto teórico é o momento em que os conteúdos são discutidos de maneira explicativa; já na prática, tais conteúdos são desenvolvidos experimentalmente. Considerando este fato e as pesquisas realizadas para a confecção deste trabalho em uma escola indígena, notou-se que os conteúdos da disciplina de Química desta escola estavam sendo ministrados apenas teoricamente, sem a realização de aulas práticas. Por essa razão, atualmente, os alunos pertencentes ao Ensino Médio da Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Índios Tapebas se sentiam insatisfeitos por não serem contemplados com aulas práticas. Sobre um estudo feito na referida escola, foi realizada uma pesquisa de campo na qual foram verificadas, por meio de questionários, as principais insatisfações dos alunos. Uma delas é a falta de um Laboratório de Ciências ou de Química para a Escola Indígena. Portanto, verificou-se que tanto os professores como os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio desta escola necessitavam de aulas práticas, mesmo que estas fossem improvisadas em sala. Foi então que surgiu a ideia de se construir um Manual de práticas elaboradas a partir dos conteúdos de Química do ensino médio. Esse Manual foi construído através da descrição de atividades realizadas com diversos materiais utilizados no cotidiano dos alunos da Escola Indígena. Para essas práticas experimentais foram utilizados alguns materiais naturais e artificiais, e a maior parte deles estava disponível na escola pesquisada. Esse manual é composto de 15 práticas, e tem o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas aulas teóricas de Química, através de sua complementação por meio de aulas práticas adequadas e destinadas às escolas que não possuem laboratório.
|