PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE PELA ÓTICA DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

RUSSO, Alexandre Antonio
PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE PELA ÓTICA DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2013. 115p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ronaldo Santos Barbieri).

Resumo Ao iniciar o estudo dos Fundamentos da Quimica, recorremos aos conhecimentos e saberes que os alunos ja tem e que muitas vezes nao relacionam a Quimica, e promover, assim uma aproximação entre o conhecimento cientifico e a vivencia dos mesmos. Com isso diagnosticamos a necessidade da aplicação de uma Nova Proposta Curricular, visando atender as necessidades de novos processos de ensino e aprendizagem que produzam conhecimentos para os estudantes do Ensino Médio, melhorando o desempenho escolar. Portanto, deve-se buscar o significado dos conceitos quimicos, a partir de experimentação, aulas interativas e o uso da informática para a obtenção destes conceitos, proporcionando assim, ao aluno realizar e interpretar experimentos, formando um vinculo entre a teoria e a pratica. Para isso recorremos a Nova Proposta Curricular Conteudos Basicos Comuns de Quimica, elaborada e implementada pela SEE/MG, com a perspectiva em desenvolver novas competencias para ensinar, frente as demandas geradas pelo uso das novas tecnologias, incentivando a realização de pesquisas em todas as fontes de informações disponiveis, devido a variedade de abordagens e, principalmente a atualização dos temas disponibilizados. Espera-se que haja um envolvimento dos alunos de maneira que sejam produtores e nao meros consumidores de tecnologia, promovendo a valorização da interação entre alunos / alunos, alunos / professores e professores / professores, a partir das trocas de experiencias, cooperação e construção conjunta, atraves de caminhos que buscam enfatizar o desenvolvimento de processos mentais superiores em oposicao a memorização e a retenção da informação, proporcionando aos mesmos meios para que eles levantem hipoteses, busquem a descoberta e o raciocinio, ampliem sua criatividade que permitam a integração de diferentes conteudos e utilizem os recursos tecnologicos para pesquisa como ferramentas para o desenvolvimento do saber. Proposta esta, que pode contribuir para a melhoria do trabalho do professor e suas relações com os educandos despertando o interesse e um maior envolvimento na construção do conhecimento, renovando a forma de abordar os diferentes conteudos. Para alcancar essa meta, foram utilizados para eles instrumentos de coleta de dados, uma avaliação diagnostica inicial e outra final, um questionario avaliativo com 14 questões. Para os professores tambem foi aplicado um questionario de 11 questões para avaliar o seu grau de conhecimento e envolvimento nos Conteudos Básicos Comuns de Quimica. Esta pesquisa propoe uma reflexão sobre a implementação, os resultados e o direcionamento quanto a Nova Proposta Curricular.