PERSICH, GRACIELI DALL OSTRO
PROJETO INVESTIGATIVO INTERDISCIPLINAR CONEXÃO DELTA E AS POTENCIALIDADES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Santa Maria/RS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, UFSM, 2017. 164p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: LUIZ CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO NETO).
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Resumo |
O ensino por investigação (EI) é uma estratégia que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas no ensino-aprendizagem de conceitos científicos, promovendo a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais que permeiam a compreensão da natureza da ciência. Isso pressupõe características imprescindíveis das atividades investigativas que se dirigem ao alcance dos objetivos da Alfabetização Científica (AC), tendo como meios e fins a formação cidadã. O EI facilita o ensino-aprendizagem por meio de observação, manipulação e experimentação, ao passo que motiva e estimula à reflexão, discussão, explicação, contemplando características das investigações científicas. Mediar a educação em ciências por meio de projetos revela que a função da escola vai além da propedêutica, buscando aproximações com a identidade dos alunos na via da contextualização. Evidencia a necessidade de ensinar e aprender de forma integrada, não fragmentada ou distante dos problemas vividos pelos alunos, pois leva em conta o que acontece fora da escola. Frente a isso, encontramos a interdisciplinaridade como um eixo integrador das políticas curriculares que norteiam o Ensino Médio: Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. As indicações dessas políticas públicas sugerem que a interdisciplinaridade, a contextualização e o ensino investigativo podem se organizar em projetos de investigação. Este trabalho apresenta resultados do projeto investigativo Conexão Delta, com abordagens interdisciplinares em Biologia, Geografia, História, Seminário Integrado e Sociologia, realizado por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Santo Ângelo (RS). O objetivo principal do projeto foi viabilizar atividades que colaborem com a educação em Ciências por meio de metodologias inovadoras e diferenciadas, com práticas laboratoriais de baixo custo, usando as Tecnologias de Informação e Comunicação para o estudo contextualizado de recursos hídricos. Foi produzida uma Sequência de Ensino Investigativa que orientou os passos do desenvolvimento das atividades. Analisamos as respostas dos estudantes a um questionário para entender como eles avaliaram seu envolvimento e suas opiniões acerca das atividades. Os resultados estão de acordo com a proposição de que as atividades de ensino baseadas em investigação envolvem e interessam aos estudantes, porque apresentam uma alternativa às metodologias de ensino tradicional. Os alunos sentem-se parte importante do processo de ensino-aprendizagem e engajam-se nas atividades que envolvem o estudo contextualizado da realidade. Ao refletirmos as funções da escola para além da instrução de conteúdo, pensamos que o ensino científico deve estar permeado de sentidos já que o entendimento dos conceitos permite a compreensão dos fenômenos cotidianos para ampliar a interpretação do mundo. Defendemos as atividades investigativas organizadas em projetos com abordagens interdisciplinares para que estudantes participem ativamente como construtores das práticas e protagonistas das investigações, utilizando os conhecimentos produzidos de forma autônoma e flexível na via da emancipação. Assim, promove-se aprendizado científico para além da aprendizagem de conceitos, favorecendo a AC, educação ambiental e compreensão da natureza da ciência.
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