Projeto folhas: uma perspectiva de formação continuada de professores - análise no campo curricular de química

NERY, Belmayr Knopki
Projeto folhas: uma perspectiva de formação continuada de professores - análise no campo curricular de química
/RS, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, 2008. 207p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Otavio Aloisio Maldaner).

Resumo O presente trabalho focaliza o Projeto Folhas, parte das ações de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, que teve início em 2004, propriamente, e está em andamento. Analisa-o como um Projeto de formação continuada no campo curricular da Química. Primeiramente, expõe o contexto histórico de surgimento do Projeto, explicitando as ações de formação de professores na gestão governamental de 1995 a 2002 e as ações da atual gestão governamental, de 2003 a 2010. Apresenta uma revisão de literatura pertinente à temática da pesquisa na tentativa de situar o Folhas em relação às reflexões dos estudiosos do assunto, às perspectivas, aos conceitos, às tendências e aos alertas em Formação de Professores. Na seqüência, com base nos pressupostos teóricos de Vigotski, analisa o Projeto como um processo interativo de formação/constituição/significação. Para a produção dos dados da pesquisa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco professores da Rede Estadual de ensino do Paraná, que produziram Folhas, com a intenção de olhá-los em processo formativo pela via do Projeto. As categorias pesquisadas, Folhas e produção, Folhas e produção no formato e Folhas e validação evidenciaram o maior número de momentos-situações formativos e demonstraram que o processo formativo via Projeto se realiza nas duas etapas do Folhas, produção e validação. A interpretação dos dados da pesquisa resultou em quatro categorias de análise, as quais inspiraram onze proposições que foram, então, discutidas e defendidas, conjugando as falas dos entrevistados, as reflexões da pesquisadora e as construções dos teóricos que abordam o tema. Ao escreverem Folhas, os professores produzem seu material de aula e, portanto, seu ensino, exercitam a pesquisa, produzem currículo e são valorizados por isso. Em atitude refletida, no espaço da validação, professor-autor e professor-validador compartilham a formação e discutem ensino e aprendizagem tendo como objeto referente o texto do Folhas a ser validado. O Projeto reconhece o professor como sujeito que pensa, cria, produz, trabalha com o conhecimento e valoriza sua ação reflexiva e sua prática.