SILVA, Rosa Maria Segalla
Programa de Aprofundamento de Estudos e a prática do professor de Química em Minas Gerais: percepções, análise e reflexões
Uberlândia/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2014. 258p. Tese de Doutorado. (Orientador: Guimes Rodrigues Filho).
|
Resumo |
O presente estudo tem por objetivo compreender a influência dos programas de processos seletivos de ingresso às Instituições de Ensino Superior (IES) sobre a prática docente na Educação Básica. Para tanto, utilizamos a metodologia de cunho fenomenológico. Para a construção de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores, a transcrição das entrevistas gravadas em áudio, e a análise documental a partir dos documentos disponibilizados pela escola, pela Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia MG, e aquelas retiradas dos portais informativos da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais que versam sobre o Aprofundamento de Estudos, um programa que, entre outros objetivos, visa a, principalmente, preparar o aluno para processos seletivos. A partir da análise dos dados, foi possível depreender que a prática pedagógica do professor da Educação Básica é exacerbadamente influenciada pelos programas de processos seletivos das IES, pois, em sua prática, o docente dá maior ênfase à preparação do aluno para obter êxito em tais processos, em contraposição a uma prática que visa à formação do discente para exercer efetivamente o seu papel de cidadão na sua comunidade. Dessa forma, pudemos ratificar as proposições de estudiosos ao afirmarem que o Ensino Médio não tem um fim em si mesmo, mas é propedêutico. Entendemos que as mudanças necessárias perpassam questões políticas e socioculturais e precisam ocorrer nas diversas esferas da gestão educacional no país. Levadas a cabo, essas mudanças refletirão na Educação Básica e, consequentemente, na sala de aula, propiciando avanços nos processos educativos, novas estruturas organizacionais que apoiarão a prática do professor em consonância com as aspirações mais legítimas que justificam a existência dos espaços de educação.
|