PAOLLI, Joanna de
PROCESSOS ARGUMENTATIVOS EM AULAS DE QUÍMICA SOBRE O TEMA SOCIOCIENTÍFICO “SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR” : UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2016. 166p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Patrícia Fernandes Machado).
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Resumo |
Apesar do culto ao corpo ser um movimento historicamente reconhecido, nos dias atuais, parece haver um aumento do número de pessoas que buscam o corpo idealizado pela mídia e por discursos de profissionais ligados a estética corporal. Ao que parece, a maioria das pessoas tem conhecimento limitado sobre a complexidade das relações entre corpo, natureza e cultura. Essa limitação torna as pessoas suscetíveis a adotarem práticas questionáveis em busca do corpo idealizado, colocando a saúde e até a vida em risco. Nossa preocupação concentra-se em como jovens alunos têm se esforçado para alcançar essa imagem idealizada. Essa inquietação foi motivada pela percepção do uso indiscriminado de Suplementação por alunos de Ensino Médio da escola onde trabalhei por anos. Portanto, no presente estudo temos por objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma proposição didática a partir da temática Suplementação Alimentar e investigar como o Ensino de Química com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode favorecer o letramento científico e o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos estudantes. Para isso, desenvolvemos um Módulo Didático para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal e aplicamos no primeiro semestre letivo de 2015. O processo investigativo priorizou analisar os aspectos qualitativos do contexto educacional, por meio do estudo de caso apresentado no formato de História em Quadrinhos (HQ). Coletamos dados de atividades formativas tais como vídeos, aulas expositivas, experimentos investigativos, HQ, gravação do debate e anotações do diário de observações do professor pesquisador. Para investigar a qualidade argumentativa, utilizamos o modelo de análise sociocientífica proposto por Sá, e para organizar os elementos que compõem os discursos dos estudantes, utilizamos a ferramenta didática proposta por Toulmin. Podemos inferir, pela análise dos resultados, que as estratégias, que envolveram conceitos científicos relacionados a Química Orgânica, favoreceram à reflexão e aprimoraram os discursos dos estudantes sobre as consequências do uso indiscriminado de Suplementos. Consideramos também que as experiências compartilhadas podem influenciar posicionamentos mais conscientes sobre suas escolhas alimentares e o uso de Suplementos Alimentares. Por fim, este estudo nos permite considerar que o confronto com os conhecimentos prévios e a prática argumentativa deve ser um contínuo e coletivo exercício da comunidade escolar, pois permite a incorporação de conceitos científicos, favorece a reflexão sobre posicionamentos e valores, possibilita o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões e a formação de cidadãos mais críticos.
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