Problemas percebidos pelos professores de Química no ensino de 3º grau: delineando causas e apontando alternativas

CAMARA, Maria Regina de Souza
Problemas percebidos pelos professores de Química no ensino de 3º grau: delineando causas e apontando alternativas
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Educação, 1985. 163p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria das Graças Furtado Feldens).

Resumo Identifica os problemas percebidos pelos professores de Química no ensino de 3º grau, bem como investiga as causas apontadas como responsáveis pela existência dos problemas. Faz um levantamento de soluções alternativas para a eliminação ou minimização das dificuldades percebidas. Os resultados permitem identificar cinco grupos de problemas: a) problemas específicos do ensino de Química; b) problemas de embasamento do aluno; c) problemas de desempenho/preparo profissional; d) problemas referentes à participação do aluno; e) problemas decorrentes da estrutura e organização do 3º grau. Aponta múltiplas causas para a existência dos problemas percebidos, dentre as quais destacam-se três: a formação deficiente do professor; a falta de articulação com os níveis precedentes de ensino; a estrutura e o funcionamento do ensino de 3º grau. As alternativas para solução dos problemas basicamente se encaminham no sentido de propiciar uma melhor formação e capacitação docente, de incrementar a integração entre os vários níveis de ensino e de conscientizar mais os professores para a atual realidade do ensino superior, em particular, e da educação brasileira, em geral.