Prática de ensino de Química: a voz do professor - uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundário do Distrito Federal

GAUCHE, Ricardo
Prática de ensino de Química: a voz do professor - uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundário do Distrito Federal
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Faculdade de Educação, 1992. 248p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosália Maria Ribeiro de Aragão).

Resumo Configura uma contribuição no sentido de se favorecerem mudanças na Metodologia de Ensino da Química, cujo conceito é explorado. Analisa a evolução da pesquisa educacional referente ao professor, mormente o de Química. Os paradigmas funcionais presentes na História pessoal do professor, contada através da sua voz, caracterizam a presente abordagem de pesquisa educacional. A voz do professor estudado permite analisar suas concepções declaradas, bem como as manifestas no contexto de sala de aula, no que este guarda de ações e interações. A articulação entre como o professor concebe o que pretende fazer e o que pensa estar fazendo, possibilita compreender aquelas concepções na perspectiva da sua metodologia de ensino.