Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede.

FIRME, Márcia Von FrÜhauf
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede.
Rio Grande/RS, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, 2011. 125p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Profª Drª Maria do Carmo Galiazzi).

Resumo A presente pesquisa apresenta os significados que emergiram das escritas em portfólios coletivos durante um processo de formação permanente. Essas escritas foram realizadas por quatro professores do ensino básico de Química e dezenove licenciandos do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), todos participantes de um processo de formação permanente, viabilizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), programa de política pública desenvolvido na FURG. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em uma perspectiva de grupo de pesquisa/formação. A pesquisadora participa como professora de ensino básico. No portfólio, cada professor dialogava com um determinado grupo de licenciandos através da escrita. A análise dos registros nos portfólios e do diário de campo da pesquisadora foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. A análise possibilitou a produção de significados a partir da organização das unidades de significado e da emergência das seguintes categorias: relações entre os diferentes personagens que constituem a escola; conversas sobre planejamento da sala de aula; conteúdo a problematizar em processos de formação permanente e descaso com a escola e a profissão professor. Os significados atribuídos a cada uma das categorias citadas, pelos professores em formação, permitiram a percepção de que estamos nos formando no coletivo e contribuindo com o argumento que defendo, relativo ao uso do portfólio coletivo como artefato do aprender a ser professor em Roda de Formação em Rede, ou seja, a formação do professor se faz no coletivo, em espaços que permitam a interação entre esses professores em formação inicial e continuada ou entre licenciandos e professores experientes da escola; o portfólio constitui documento do aprender no referido processo.