PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS

LIMA, JOSIEL ALBINO
PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS
Fortaleza/CE, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, IFCE, 2017. 124p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: CAROLINE DE GOES SAMPAIO).

Resumo A aprendizagem de conceitos relativos ao estudo das funções orgânicas pelos estudantes do Ensino Médio pode ser facilitada na medida em que a estratégia de abordagem adotada pelo professor aproxime o tema à realidade do aprendiz. Tomando como referencial a teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, esta pesquisa tem como objetivo analisar uma intervenção metodológica baseada na contextualização com o cotidiano para uma aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa-ação, cuja coleta de dados ocorreu por meio de questionários, gravações de áudio e vídeo, bem como anotações do diário de sala. A falta de motivação dos educandos para com a disciplina de Química no âmbito da educação básica evidencia a ineficiência das metodologias de ensino com a abordagem tradicional, as quais não relacionam os conhecimentos a serem aprendidos às situações do cotidiano do aluno. Valoriza-se a repetição para que o aluno memorize e reproduza definições e conceitos. O uso de uma metodologia que propicie a relação entre o que se ensina e o cotidiano do aprendiz, a partir de uma abordagem que desperte no aluno a percepção da interface entre o que ele já sabe e o que deve aprender, mostra-se com maior potencial para construir uma aprendizagem significativa. Em uma breve análise sobre o ensino de Química no Brasil, coletaram-se informações que se somam à justificativa desta pesquisa na proposição de uma estratégia de ensino que valorize os conhecimentos prévios do estudante. A atividade analisada aqui é uma Situação de Estudo (SE) desenvolvida com os alunos do 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública. A referida turma é composta por alunos que residem na zona rural. Propôs-se aos mesmos perceberem a relação entre o conhecimento popular sobre plantas medicinais e as aplicações da química, bem como o entendimento de que procedimentos de extração laboratorial têm aplicações de conceitos apresentados no estudo das Funções Orgânicas Oxigenadas. Para tanto, foram realizadas aulas práticas laboratoriais sobre prospecção fitoquímica. Os resultados da análise evidenciaram que a temática proporcionou a inserção natural dos sujeitos na discussão teórica, e que a estratégia de abordagem contribuiu para a motivação dos mesmos, assim como as atividades desenvolvidas favoreceram a assimilação dos conceitos científicos. A pesquisa revelou que o uso de estratégias de ensino com contextualização, valorizando os saberes empíricos dos estudantes, facilita a aprendizagem significativa de conceitos curriculares. Entende-se que este trabalho oferece elementos de reflexão em torno das estratégias metodológicas para melhorar o ensino da química na educação básica brasileira.
Nível EM
URL https://pgecm.fortaleza.ifce.edu.br/wp-content/uploads/2017/06/JOSIEL-DVD-IFCE.pdf