Pesquisas recentes sobre ensino de Química: implicações para o ensino do conceito de equilíbrio químico

SITANAKA, Mário Hirochi
Pesquisas recentes sobre ensino de Química: implicações para o ensino do conceito de equilíbrio químico
Bauru/SP, Universidade Estudal Paulista "Julio de Mesquita Filho", UNESP, 2001. 120p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Aguinaldo Robinson Souza).

Resumo O trabalho busca verificar as modificações ocorridas nas ações didáticas de um professor angustiado, rotulado como meramente tradicional, na busca de novos procedimentos ou reflexões que apontem para um ensino mais efetivo. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, dentro deste contexto, segundo a minha "miopia" sempre pareceu-me muito razoável, principalmente se for associado a outros recursos didáticos articulados dentro de uma visão construtivista. Enfim, esse trabalho tenta resgatar transformações ocorridas durante o processo ensino-aprendizagem na disciplina química analítica teórica I (qualitativa), que é considerada uma das mais complexas pelos alunos de graduação nos cursos de química e farmácia de uma universidade particular (Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP). A análise inicial é de um ensino meramente tradicional (muito comum em cursos das ciências chamadas de "exatas") e seus resultados catastróficos evidenciam a necessidade de uma busca de um ensino mais efetivo. Nesta procura, tentou-se avaliar a influência da utilização de um mapa conceitual associado a diversos recursos didáticos dentro de um ambiente de sala de aula. Os resultados foram parcialmente satisfatórios do ponto de vista estatístico, mas do ponto de vista pessoal está muito aquém daquilo que podemos considerar razoável. A convicção que possuo é que, a existência de dificuldades que parecem quase que intransponíveis, poderão ser suplantadas à medida que os docentes tenham em mente a visão do pesquisador, otimista e perseverante, de que é possível mudar com a adoção de atitudes que elevem - positivamente - todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.