SOUZA, Rafael Machado de
Pesquisa participante na educação de jovens e adultos: uma investigação dos processos de significação conceitual na disciplina de química
Goiânia/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2008. 101p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Agustina Rosa Echeverría).
|
Resumo |
Este trabalho teve como objetivo central investigar os processos de significação conceitual na disciplina de Química num curso técnico integrado em serviços de alimentação para jovens e adultos. Os dados desta investigação foram construídos a partir da análise das transcrições dos registros audiovisuais das aulas, dos mapas de atividades elaborados para identificação dos Episódios de Ensino e de anotações em diário de campo. As análises deste conjunto de dados apontaram a preponderância dos aspectos descritivos na apreensão dos conteúdos por parte dos alunos assim como as dificuldades dos mesmos em elaborar generalizações conceituais. No que se refere ao professor, na tentativa de valorizar os conhecimentos do cotidiano dos alunos, teve dificuldades em conduzir o raciocínio dos alunos para níveis abstratos do pensamento. A pesquisa mostrou a necessidade de uma elaboração curricular específica para este público (jovens e adultos) que por sua importância social - são mais de sessenta e cinco milhões no país – merece atenção política e pedagógica. É necessário também, considerando a necessidade de alfabetizar cientificamente este grupo social, que possui características específicas de aprendizagem, que os cursos de formação de professores abordem a educação de jovens e adultos. Tendo em conta que o curso investigado está em fase de consolidação, este trabalho apontou questões importantes do processo de ensino aprendizagem que poderão contribuir para futuras ações políticopedagógicas.
|