MELO, Lilian Guiduci de
Perfil Dos Professores De Química Do Município De Juiz De Fora: Sua Formação Inicial, Continuada E O Exercício Profissional
Juiz de Fora/MG, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Guilherme da Silva Lopes).
|
Resumo |
O presente trabalho se insere na temática sobre a formação continuada de professores. Trata-se de uma investigação do perfil dos professores de química do município de Juiz de Fora e dos fatores que foram relevantes na sua formação inicial e continuada, bem como em seu exercício profissional, de acordo com sua percepção. Nossos dados estão baseados em questionários respondidos por 35 professores de química em exercício no 2° semestre de 2010 e em entrevistas de 6 destes professores. Os dados quantitativos obtidos do questionário foram comparados com os dados de pesquisas nacionais visando comparar à situação do município de Juiz de Fora. As respostas discursivas do questionário e das entrevistas foram analisadas a partir de categorias emergentes. De acordo com os resultados, caracterizamos os professores analisados de acordo com o gênero, idade, formação básica, formação inicial, formação continuada e dedicação ao exercício profissional. Além disso, os resultados apontaram para uma construção do professor limitado à formação ambiental, tendo, assim, a formação inicial pouca contribuição, devido ao seu distanciamento da realidade e o estágio ocorrendo apenas como aplicação da teoria, carecendo de um trabalho conjunto entre professor do Ensino Superior, licenciando e professor da Educação Básica. Acreditamos que a formação do professor deva ser repensada, visando promover uma ruptura da formação ambiental, partindo da problematização desta para a construção do conhecimento dos futuros professores. Tal formação implica também na desvalorização da formação continuada na área de Ensino de Química, tendo como consequência uma limitação da atuação dos professores junto à comunidade científica na construção de conhecimento químico escolar.
|