MIRANDA, Marcelo Mota
Perfil dos educadores em Química que atuam no ensino fundamental e médio em Sergipe
Aracajú/SE, Universidade Federal do Sergipe, UFS, 1996. 119p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Fernandes Lima).
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Resumo |
Caracteriza o perfil dos educadores químicos que atuam no ensino fundamental e médio no Estado de Sergipe, sua prática pedagógica e as abordagens que utilizam em sala de aula, além de resgatar o processo de formação dos licenciados pela Universidade Federal de Sergipe, enquanto única agente promotora dos educadores químicos, através da análise das proposições, da revisão da literatura, das resoluções relacionadas com o curso de Licenciatura desde a sua implantação. A investigação foi desenvolvida mediante questionários divididos em três módulos. O primeiro, destinado a buscar informações sócio-econômicas dos educadores, bem como de sua vida universitária. No segundo módulo, buscaram-se informações relacionadas à vida profissional dos educadores químicos que atuam no nível fundamental e médio do Estado de Sergipe, tipos de abordagem de ensino, relação professor-aluno, formação continuada, avaliação, adoção de livro-texto, atividades docentes dos últimos anos e comportamento do aluno em suas aulas. O último módulo destinou-se para os educadores químicos com formação em licenciatura em Química, pois se entende que são as licenciaturas plenas em Química o lócus privilegiado para a formação de educadores químicos, buscando através dos mesmos um resgate da agencia promotora do referido curso. Neste momento os educadores químicos licenciados passaram informações sobre o curso quanto aos aspectos didáticos, avaliação da aprendizagem, conteúdos específicos e sua adequação para o ensino no nível fundamental e/ou médio e uma auto-avaliação dos licenciados enquanto estudantes universitários. Nas discussões dos resultados, traçou-se o perfil dos educadores químicos que atuam no nível fundamental e médio do Estado de Sergipe, identificando-os quanto às abordagens que utilizam em sala de aula, os seus limites de conhecimento didático-pedagógico-científico. Caracterizou-se o Curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe, colocando os seus limites dentro do processo histórico e suas contribuições para melhoria do ensino no Estado. Nas considerações finais, delineiam-se os parâmetros necessários para que o ensino de química melhore e promova a evolução de seu currículo, buscando um novo paradigma sustentado na formação do cidadão, demonstrando a responsabilidade que Instituição Superior, educadores, escolas de nível fundamental e médio devem ter para a consolidação desse currículo.
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