Perfil Conceitual: Trabalhando a Concepção de Matéria e Estados Físicos dos Materiais com Alunos e Alunas do Ensino Médio

CUNHA, Maria Bernadete de Melo
Perfil Conceitual: Trabalhando a Concepção de Matéria e Estados Físicos dos Materiais com Alunos e Alunas do Ensino Médio
Salvador/BA, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Ensino, Filosofia e História das Ciências, 2003. 110p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Olival Freire Junior).

Resumo Este trabalho de dissertação é o resultado da pesquisa qualitativa, acerca de conceitos relacionados à constituição da matéria, isto é, de sua natureza descontínua, e seus estados físicos, desenvolvida com alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Luiz Viana, em Salvador-BA, durante o ano letivo de 2002. Na metodologia empregada, foram utilizadas, para o levantamento de dados, atividades em sala de aula e em laboratório, trabalhando-se as propriedades físicas dos materiais, consideradas como pré-testes e pós-testes, em que alunos e alunas responderam a questões abertas e fizeram desenhos representativos relacionados aos temas abordados, os quais foram analisados de acordo com as categorias indicadas por Mortimer (2000), para observar a evolução do perfil conceitual da matéria e seus estados físicos. Os resultados mostraram um avanço significativo nas concepções apresentadas por alunos e alunas, indicando que o começo das atividades na disciplina Química, para o ensino médio, pode ser feito a partir do entendimento das propriedades dos materiais, observadas à nível macroscópico, para se chegar à constituição dos mesmos à nível de partículas, utilizando-se modelos explicativos. A evolução das idéias de alunos e alunas pode ser acompanhada através do perfil conceitual.