FREIRE, Melquesedeque da Silva
Perfil conceitual de química : contribuições para uma análise da natureza da química e do seu ensino
Recife/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, 2017. 256p. Tese de Doutorado. (Orientador: Edenia Maria Ribeiro do Amaral).
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Resumo |
Neste trabalho avaliamos as potencialidades e limites de uma proposta de perfil conceitual de Química, como referência para a interpretação dos processos de significação da ciência química, sua natureza e suas potenciais articulações com o ensino e a formação de professores. A primeira etapa do trabalho consistiu da proposição de um perfil conceitual de Química, construído a partir de um exame dialógico de dados provenientes de três fontes: análises epistemológicas e históricas acerca do desenvolvimento da química; a literatura sobre concepções informais dos estudantes; e dados obtidos a partir de questionários e interações discursivas em sala de aula com licenciandos em química. A análise dos dados foi feita a partir de uma abordagem qualitativa, tomando por base contribuições da etnografia interacional e da Teoria da Enunciação de Bakhtin. O perfil conceitual proposto é constituído de seis zonas, assim denominadas: monista, aversiva, epistêmica, pragmática, processual e atrativa. Esse perfil foi então utilizado para analisar interações discursivas, mediadas por questões e discussões sobre filosofia da química, no contexto da formação inicial de professores de química, o que nos permitiu caracterizar formas de falar sobre química. Os resultados obtidos também nos possibilitaram identificar e apontar direcionamentos para a abordagem de aspectos da natureza da química no ensino de química a partir do perfil conceitual, considerando o caráter complexo e multifacetado da química.
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