CARDOSO, Paulo Eduardo Ferreira
Percepção de Professores de Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro com Propostas Metodológicas para Melhoria do Processo Ensino/Aprendizagem em Química no Ensino Médio
Niterói/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2014. 168p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lucidea Guimaraes Rebello Coutinho).
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Resumo |
A presente pesquisa retrata uma avaliação das Escolas Públicas de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, no período entre o final do século XX e o início do século XXI, realizada por um grupo de professores muito experientes todos com mais de vinte e cinco anos de regência efetiva e ininterrupta de classe da rede pública de ensino. Essa avaliação aponta um quadro de sucateamento atual da Escola Pública fluminense, e destaca as grandes dificuldades existentes que prejudicam o seu desenvolvimento pedagógico. Utilizando estratégias estimuladoras que vem contribuindo para a melhoria do processo ensino/aprendizagem, quatro projetos são apresentados pela equipe de Química do Liceu Nilo Peçanha Escola Pública de Ensino Médio, em Niterói, RJ: O Projeto de Alfabetização Científica para Alunos do Ensino Médio PACAEM; o Projeto Semanas de Química do Liceu Nilo Peçanha PROSEQUI (estes dois, em pleno desenvolvimento desde 2009); o Projeto FAPERJ/ LICEU/UFF, em desenvolvimento desde 2013 com previsão para conclusão em março de 2015 e, por último, o Projeto Urina, realizado em 2013 com as turmas regulares da terceira série do Ensino Médio. O Projeto Urina está apresentado como PRODUTO FINAL DO CURSO e também programado para ser aplicado nas novas turmas das terceiras séries, durante os próximos anos. Esses projetos estão detalhados no texto da dissertação. Os resultados dessas estratégias mostram-se muito positivos, e serão disponibilizados para todas as escolas da rede estadual pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
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