CHASSOT, Attico Inácio
Para que(m) é útil o nosso ensino de Química
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 1995. Tese de Doutorado. (Orientador: Laetus Mário Veit).
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Resumo |
Procura responder a questão: para que(m) e útil o nosso ensino de Química? A partir de uma análise do ensino de Química, particularizando o ensino médio brasileiro, apoia a discussão do problema em textos legais, em recomendações oficiais e em livros-textos. A análise é precedida de uma breve apresentação de duas histórias: a história da construção do conhecimento, onde se mostra como a Química passa a ser considerada uma Ciência; a História da Educação, onde se procura verificar quem definiu e como foram definidos os atuais conteúdos tidos como necessários à formação química. No trabalho há uma teorização sobre o significado de ser útil e se conclui que o atual ensino de Química não satisfaz às exigências de uma Educação que responda às necessidades de uma adequada alfabetização científica. Como resposta à necessidade de um ensino menos esotérico, mais prazeroso e mais vinculado com a realidade - mas também preocupado com apropriação do conhecimento formal apresenta-se uma proposta diferenciada para fazer Educação por intermédio da Química.
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