SANTOS, Grazielle Alves dos
PÁGINA WEB COM CONTEÚDOS DE QUÍMICA ACESSÍVEL A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gerson de Souza Mól).
|
Resumo |
É cada vez mais frequente a presença de alunos com deficiência visual em salas de aula regulares. A inclusão desses alunos no ambiente escolar traz novos desafios para os professores de Química que, encontrando-os em suas salas de aula, se questionam sobre como ensinar os conteúdos que devem aprender. Do ponto de vista de tais alunos, surge a questão: Que recursos podem utilizar para buscar informações para a realização de suas atividades escolares? Atualmente, a Internet é uma das maiores fontes de informação para alunos que cursam o Ensino Médio e a Graduação. Por isso, assim como os outros alunos regulares, considerados normais, os alunos com deficiência visual têm cada vez mais necessidade de utilizar novas tecnologias, entre as quais o computador e a Internet, para auxiliar o desenvolvimento de suas tarefas escolares. No entanto, o que constatamos nesse trabalho é que, quando falamos de conteúdo químico ou de ensino de Química, encontramos uma Internet pouco acessível, na qual a maioria das páginas não permite uma navegação fácil por estudantes com deficiência visual. Devido à escassez de páginas com recursos de acessibilidade que atendam às necessidades de pesquisa e estudo desses educandos, construímos uma página Web com conteúdos de Química - www.acessibilidade.ppgec.unb.br - que possui tais recursos, tornando seus conteúdos acessíveis a alunos com deficiência visual. A construção dessa página teve como objetivo proporcionar maior autonomia de estudo e pesquisa a alunos com deficiência visual, na perspectiva de favorecer a inclusão escolar e digital. Para isso, foi necessária a construção de um novo Template, o que permitiu a construção da página Web segundo critérios do guia de referências do World Wide Web Consortium (W3C) que normatiza a acessibilidade de conteúdos digitais.
|