TOQUETTO, André Ricardo
OS TEMAS "VIDROS E METAIS" EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2016. 199p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Irlan von Linsingen).
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Resumo |
Esta dissertação tem como objetivo analisar as coleções didáticas de Química aprovadas pelo PNLD 2015 sobre os temas, ?Vidros e Metais?, a partir, dos estudos sociais da ciência e da tecnologia.A Educação pautada no trinômio Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) questiona a visão neutra e determinista dada para a ciência e a tecnologia ao apontar para os impactos sociais e ambientais causadas pelas atividades antropogênicas. A abordagem sobre os processos tecnológicos juntamente com o estudo das propriedades químicas dos efluentes sólidos/líquidos/gasosos gerados pelas indústrias e, suas consequências sociais e ambientais no meio ambiente podem ser uma fonte profícua no processo de ensino-aprendizagem visando proporcionar uma educação científica, tecnológica e ambiental de maior amplitude. Para isso, as coleções didáticas procuram se aproximar da Educação CTS por meio de abordagens temáticas e, assim, revelar o papel da ciência e da tecnologia construída num contexto sociohistórico.A análise referente aos livros didáticos sobre os temas, ?Vidros e ?Metais?, foi influenciada pelos seguintes fatores: formação profissional técnica, experiência no ramo industrial, formação universitária, professor de Química no Ensino Médio e pelos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESCT).Os principais itens analisados nos livros didáticos sobre os temas, ?Vidros e Metais?, são: processos metalúrgicos para obtenção dos metais, os impactos sociais, as mudanças físico-ambientais, a História da Ciência e da Tecnologia, aplicações tecnológicas e propriedades dos materiais. Para isso, foram realizadas análises utilizando-se de alguns conceitos da Análise de Discurso (AD) (ORLANDI, 2007, 2013), principalmente, valendo-se dos silêncios referente aos impactos sociais e ambientais presentes nas coleções didáticas relacionados às atividades mineradoras em solo brasileiro.Apesar de alguns silêncios, constataram-se avanços nos livros didáticos de química especificamente, na coleção didática Química de Mortimer e Machado (2013) ao abordar os processos, Bayer e Hall-Héroult para obtenção do alumínio metálico e, também o tema ?Vidros?. Outra coleção didática, a saber, Química cidadã dos organizadores Santos e Mól (2013) optaram pela abordagem dos temas ?Ferro e Ligas Metálicas?.Outros avanços foram encontrados como às aplicações tecnológicas e propriedades químicas dos metais nas duas coleções didáticas supracitadas demonstrando do nosso ponto de vista um avançono Ensino de Química. Além disso, a abordagem dos efeitos causados ao meio ambiente pela utilização da criolita, eletrólito usado no processo Hall-Héroult, realizada pelos autores Mortimer e Machado (2013b) demonstra aproximações com os estudos sociais da ciência e da tecnologia.No entanto, revela-se a necessidade de um aprofundamento maior por meio do estabelecimento de relações interdisciplinares nos livros didáticos de química principalmente, com as componentes curriculares, geografia e sociologia, visando à abordagem dos impactos sociais e mudanças físico-ambientais relacionados à produção dos vidros e metais. Além disso, detectou-se a necessidade de informações nos livros didáticos referente aos contextos sociohistóricos relacionados aos processos Hall-Héroult e da tecnologia float, este último para produção do vidro plano.
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