Os livros didáticos de química para o ensino médio: critérios de análise e concepções de professores

FINZI, Sandra Noemi
Os livros didáticos de química para o ensino médio: critérios de análise e concepções de professores
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), 2008. 102p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adelaide Faljoni Alario).

Resumo Este estudo teve como objetivo geral investigar os critérios usados pelos professores de Química da Diretoria Centro-Sul da cidade de São Paulo para a escolha do livro didático de sua disciplina. Esta pesquisa teve como objetivo ainda refletir sobre os critérios adotados pelos professores ao analisar um Livro Didático de Química, bem como compreender o que eles pensam em relação ao uso do Livro Didático em sala de aula e na preparação de suas aulas. Os dados foram coletados através de dinâmicas de grupo e de discussões coletivas (grupo focal). Essas discussões foram gravadas em vídeo e foi feita a transcrição do áudio desses encontros. A análise dessas discussões foi realizada confrontando os critérios dos professores e os critérios de avaliação do PNLEM/2007 (Programa Nacional do Livro do Ensino Médio de 2007). Pudemos concluir que os critérios de escolha dos livros didáticos dos professores envolvidos na pesquisa não são iguais aos critérios adotados para avaliação dos livros didáticos pelos avaliadores do PNLEM/2007.