PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato
Os laboratórios de ensino nas escolas estaduais de nível médio de Belo Horizonte
Belo Horizonte/MG, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, 2003. 149p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fabio Wellington Orlando da Silva).
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Resumo |
O presente trabalho procura analisar qual influência têm exercido na educação os Laboratórios de Ensino, abrangendo estes os Laboratórios de Química, Física e Biologia e também os de Informática, recurso tecnológico tão importante para a vida moderna. A pesquisa visa responder a questões relacionadas com a instalação e o uso dos computadores nas escolas, à metodologia utilizada, à influência do uso dessa ferramenta na aprendizagem e na retenção de conhecimentos, do ponto de vista dos alunos e das escolas. O mesmo se buscou em relação aos Laboratórios de Ciências, pretendendo-se ainda detectar uma possível interferência dos fatores socioeconômicos na aprendizagem. Usou-se uma metodologia "híbrida", mesclando-se os modelos qualitativo e quantitativo. Como estratégias foram utilizadas cinco frentes distintas: a análise de documentos fornecidos por Órgãos do Governo do Estado de Minas Gerais, a observação direta nas escolas, questionários dirigidos aos alunos e professores, aliados a entrevista com esses últimos e por fim, entrevista semi-estruturada com os diretores. Foram envolvidos no trabalho cerca de 1600 alunos, em mais de 25% das Instituições dentre as acima especificadas. A pesquisa indica que os computadores foram instalados em ambientes adequados e se encontravam em condições de serem operados, mas eram pouco ou nada utilizados, e nesse caso, sem integração com os laboratórios de ensino, servindo mais como ferramentas gráficas na formatação de pesquisas, com pouco acesso a Internet. Da mesma forma os Laboratórios de Ciências eram adequados e bem equipados, mas pouco utilizados, muitos deles inativos, tornados sala de aula convencional, ou sala de despensa. Observou-se que o nível de aprendizagem e a retenção de conhecimentos podem ser influenciados favoravelmente pelo uso do computador e que o nível sócio econômico das famílias é determinante, não sendo esses resultados totalmente conclusivos. Concluiu-se que equipamentos caros devem ser introduzidos nas escolas como parte de um projeto educacional amplo e bem estruturado. Concluiu-se que um equipamento tão caro só deve ser introduzido nas escolas, quando inserido em um projeto educacional amplo e bem estruturado.
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