Os impactos da reestruturação produtiva no mundo do trabalho e as expectativas do profissional bacharel em Química

FROZZA, Janes Caciano
Os impactos da reestruturação produtiva no mundo do trabalho e as expectativas do profissional bacharel em Química
Curitiba/PR, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Educação, 2006. 115p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Orliney Maciel Guimarães).

Resumo Os objetivos desta pesquisa foram o de investigar os impactos da reestruturação produtiva no mundo do trabalho na qual atuam os profissionais de química de nível superior e mostrar como o curso de bacharelado em Química da UFPR tem preparado os alunos para enfrentar as novas mudanças ocorridas no setor produtivo diante da globalização, principalmente através do estágio supervisionado que, na maioria das vezes, é o primeiro contato do aluno com o mundo do trabalho. A investigação foi realizada, empiricamente, através da aplicação de questionãrios aos alunos ingressantes no curso de Química da UFPR no ano de 2005, aos alunos que realizaram o estágio obrigatório nos anos de 2004 e 2005, aos alunos que realizaram o estágio obrigatório nos anos de 2004 e 2005 e com profissionais que já atuam no mercado de trabalho e em uma segunda etapa, através de visitas nas empresas onde os Químicos entrevistados atuam. As respostas provindas das pesquisas mostram que a grande maioria dos alunos do curso de Química da UFPR tem utilizado a iniciação científica para computar as horas de estágio supervisionado obrigatório, embora essa atividade seja de grande importância para a formação acadêmica do químico de nível superior, esteja amparada pelo regimento interno do curso e permita ao aluno desenvolver várias habilidades desejáveis a essa profissão, por outro lado a sua formação inicial apresenta um distanciamento da realidade profissional encontrada no mundo do trabalho não acadêmico. Foi observado que a diversidade e a natureza das atividades executadas pelos alunos, as habilidades desenvolvidas, os conceitos utilizados, a oportunidade de contato com equipamentos e técnicas relacionados aos aspectos teóricos vistos durante o curso, são bem mais amplos para os alunos que realizaram seus estágios dentro da Universidade. Uma vez que as atividades desenvolvidas pelos alunos nas empresas são consideradas por eles monótonas e repetitivas, passam a executarem tarefas de outros profissionais, na maioria das vezes, serviços gerais, sem aplicação alguma do conhecimento de química. Por outro lado, eles consideram que tem um maior contato com a realidade do mundo de trabalho, principalmente àqueles relativos à convivência com outros profissionais mais experientes, com o trabalho em equipe, conhecimento de novos softwares, novas tecnologias e principalmente com a necessidade de apresentar resultados para se manterem na empresa. Os resultados obtidos em relação à atuação dos profissionais de química de nível superior, no setor produtivo, apontam para uma precarização profissional generalizada, envolvendo uma formação influenciada pelo capitalismo, a qual impõe ao trabalhador situações como: o acúmulo de funções, o caráter multi-tarefas, a ausência de planos de carreira, a ausência de sindicalização e até a responsabilização solitária pela sua empregabilidade. Os dados obtidos nesse estudo não só apontam para a necessidade de se promover reflexões e intervenções diretas para atualizar a proposta do Curso de Química, caso se pretenda preparar um profissional capaz de enfrentar o mundo do trabalho cada vez mais competitivo e exigente, como também, preparar para enfrentar os desafios de uma nova sociedade que apresenta novas modalidades de emprego e novas configurações de trabalho. Os quatro anos de graduação devem servir para, além da aquisição dos conhecimentos necessários à formação desse profissional, desenvolver atitudes maduras e buscar alicerçar uma postura profissional diferenciada.