Os desafios da energia no contexto da termoquímica: modelando uma nova idéia para aquecer o ensino de química

SOUZA, Vinícius Catão de Assis
Os desafios da energia no contexto da termoquímica: modelando uma nova idéia para aquecer o ensino de química
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2007. 265p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosária da Silva Justi).

Resumo Atualmente, o ensino de ciências te focado sua atenção na compreensão sobre a natureza e os processos através dos quais o conhecimentos científico se desenvolve. Diversas pesquisas tem efantizado a importância de os processos de ensino e aprendizagem serem conduzidos a partir de uma perspectiva fundamental na construção de modelos. Nesses contextos, o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como uma parte essencial de uma abordagem de ensino mais dinâmica e significativa para os alunos. Nesta perspectiva, uma perspectiva, uma proposta para o ensino do tema energia envolvida nas transformações químicas foi elaborada a partir do diagrama Modelo de Modelagem. Para subsidiar a proposição da estratégia, aspectos relacionados à evolução histórica das idéias sobre calor e energia ao longo dos tempos foram considerados. Esta pesquisa apresenta a estratégia de ensino elaborada e analisa sua aplicação a uma situação regular de ensino, discutindo suas contribuições para que alunos do ensino médio aprendam os principais aspectos conceituais relativos ao tema energia envolvida nas transformações químicas. O estudo foi conduzido em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública federal (alunos com idades entre 16-19 anos). Os dados foram coletados a partir de matérias escritos produzidos pelos alunos durante todo o processo, gravações em vídeo de todas as aulas e notas de campo. A partir da análise dos dados escritos e da participação dos alunos nas discussões, um estudo de caso foi redigido para cada grupo. A análise desses estudos de caso permitiu discutir a contribuição de atividades de modelagem na aprendizagem. Além disso, os modelos elaborados pelos alunos também foram discutidas à luz de aspectos históricos referentes ao desenvolvimento do conhecimento acerca da energia. Os resultados dessa pesquisa permitem concluir que o desevolivimento de todo o processo foi significativo para os alunos, permitindo a eles construir, testar e reconstruir novas idéias. A stratégia também permitiu que os alunos atuassem como construtores do seu próprio conhecimento, desenvolvendo uma visão crítica e reflexiva sabre o fazer ciência.