Os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de Química no segundo grau

LUTFI, Mansur
Os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de Química no segundo grau
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Faculdade de Educação, 1982. 266p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Augusto Rosário Rodrigues).

Resumo Proposta de ensino de Química aplicada no 2º semestre de 1979 e nos anos de 1980 e 1981, na EEPSG “Prof. Architiclino Santos”, São Paulo-SP, a alunos da 2ª série do 2º grau, da área primária. Desenvolve um curso com integração de dois aspectos: o fato de os alunos serem de área biológica e a existência da indústria alimentícia no local. O conteúdo envolve os processos de conservação de alimentos: osmose, acidificação, dissolução de membrana celular, impedimento de contato com o ar, pasteurização, congelamento, oxiredução, inibição de centro ativo de enzimas, etc. A proposta é desenvolvida interdisciplinarmente e inclui pesquisa nas indústrias alimentícias do Jaguaré. Os métodos usados para atingir os conceitos foram o analítico, pelo qual cada agente conservante é estudado, procurando-se determinar qual é o processo envolvido na conservação; e o método sintético, pelo qual se procura saber as causas da deterioração. Sendo a conservação de alimentos uma necessidade social, há também o aspecto histórico a ser enfocado, o que é feito com base nas contradições inerentes à sociedade capitalista. Experimentalmente, a proposta se desenvolve testando métodos industriais e consuetudinários de conservação de alimentos, procurando inferir qual o processo envolvido. Os resultados obtidos foram basicamente três: a) uma visão materialista do alimento: como subsistência e como mercadoria; b) um aprendizado significativo de conteúdos químicos; c) uma posição crítica face a determinação social e econômica dos hábitos alimentares. Apresenta os textos que os alunos receberam, os experimentos e controles realizados e os comentários que procuram esclarecer a proposta.