CARNEIRO, Suely Oliveira
Opiniões sobre estágio curricular e prática de ensino na licenciatura em química: o caso do CEFET-PB
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, 2008. 93p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márcia Gorette Lima da Silva).
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Resumo |
Os documentos legais brasileiros estão orientando a reformulação dos cursos de formação de professores. Em todo o país muitas instituições procuram se adequar a tais documentos. Outras Instituições de Ensino Superior – IES já na implantação dos cursos procuravam se adequar às novas políticas públicas. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior, cria-se em 2004 o Curso de Licenciatura em Química no CEFET-PB, cuja organização curricular atende as solicitações dos documentos legais. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza fenomenológica que visou compreender as opiniões de professores, no âmbito das discussões sobre as atuais políticas de formação, particularmente as relativas às resoluções CNE/CP 1 e CNE/CP 2/2002. Apóia-se na proposta curricular para o curso de Licenciatura em Química, apresenta a questão da relação entre o estágio e a prática de ensino no CEFETPB, a fim de contribuir acerca de uma reflexão sobre estas categorias para esclarecer os professores formadores. Partiu da consideração de que as mudanças operadas na sociedade contemporânea implicam mudanças nas práticas dos professores. A coleta de dados contou com dois instrumentos: um questionário com questões fechadas e abertas e entrevistas gravadas. Participaram 9 professores do CEFET-PB e 4 licenciandos. Fundamentou-se em um quadro teórico como suporte para as discussões sobre os diferentes modelos de formação docente. Concluímos que as representações de professores sobre estágio e prática de ensino como eixo articulador entre teoria e prática na atividade de formação docente está fortemente ancorada em elementos característicos da tendência formativa de uma instituição que historicamente atuava na formação de técnicos, e os resultados apontam para fortes indícios de atitudes baseadas no modelo da racionalidade técnica.
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