Obstáculos epistemológicos encontrados no processo de compreensão do conceito de reação química

CHAGAS, José Aércio Silva das
Obstáculos epistemológicos encontrados no processo de compreensão do conceito de reação química
Recife/PE, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Educação, 2001. 138p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Heloísa Flora Brasil Nóbrega Bastos).

Resumo Ao considerar as dificuldades encontradas no processo de contextualização do conhecimento trabalhado na química, bem como ao constatar que uma parcela substantiva dos estudantes encerra o ensino médio sem conseguir perceber as múltiplas transformações químicas presentes nas diversas situações do cotidiano e, sobretudo, por considerar o conceito de reação química como um dos principais pilares para a compreensão da forma como se organiza e constrói o conhecimento nessa área, resolvemos investigar quais os obstáculos que se interpõem ao processo de compreensão do mencionado conceito. Objetivamos, nesta investigação, fornecer subsídios que possam enriquecer a discussão a respeito das dificuldades que envolvem a compreensão do conceito de reação química, bem como tentar ampliar a reflexão a respeito das questões didático-pedagógicas e epistemológicas, intrínsecas à sua compreensão. Os resultados obtidos nesta investigação revelaram - além de entraves significativos associados à superação do raciocínio fenomenológico, ou seja, do caráter macroscópico no sentido do raciocínio teórico-conceitual, ou, mais precisamente, do nível atômico molecular - uma série de importantes obstáculos epistemológicos, dentre os quais, o substancialista, o verbal e o da experiência primeira, todos originários do processo de apropriação do conceito de reação química. Desse modo, os resultados alcançados evidenciaram, além de uma significativa diversidade de obstáculos epistemológicos, uma forma de atuação e de interferência dos mesmos - bastante complexa e específica - sobre o conhecimento científico.