CRUZ, Jailson Tavares
O Uso Pedagógico De Software Educativo E Praticas Experimentais De Química Para Facilitar a Aprendizagem Significativa E Colaborativa
Ceará/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Júlio Wilson Ribeiro).
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Resumo |
Para se facilitar a aprendizagem científica, é preciso investigar a concepção de estratégias didáticas alternativas, procurando-se estabelecer vinculações entre o uso pedagógico do computador e o laboratório de práticas científicas, como ferramentas de apoio pedagógico ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa focou a concepção de estratégias de ensino e aprendizagem, através da realização de sessões didáticas, de química, articulando-se pedagogicamente os laboratórios de experimentação científica e de informática, para facilitar, junto aos alunos, a aprendizagem significativa de conhecimentos de química orgânica, especificamente a função hidrocarbonetos. Aportou-se na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, nos mapas conceituais de Novak e na proposta construcionista de Valente. Realizou-se o uso do software educativo Jmol, enaltecendo-se a construção colaborativa de conhecimentos, competências e habilidades. Tais ações foram realizadas com a participação de onze alunos, do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Beberibe, concebidas em quatro etapas: preliminar, teórico experimental, prático-virtual e colaborativa. A abordagem metodológica da pesquisa foi do tipo qualitativa e se caracterizou como pesquisa exploratória. Os dados obtidos por meio dos questionários, e as observações do professor-pesquisador permitiram analisar e concluir haver indícios de desenvolvimento da capacidade criativa, colaborativa, que os alunos se motivaram para desenvolver novas habilidades e construir novos conhecimentos, através da realização pedagógica da prática de experimentação de química orgânica e utilização do software Jmol. O experimento da produção de etino na etapa teórico-experimental foi uma maneira de trabalhar de forma mais clara, dinâmica e colaborativa a ressignificação e construção de conhecimentos. O uso pedagógico e colaborativo do software Jmol na etapa prático-virtual e de mapa conceitual na etapa colaborativa, possibilitaram aos alunos desenvolver uma compreensão mais facilitadora do conceito, escrita, representação e visualização em três dimensões de compostos da função hidrocarbonetos.
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