SCHWAHN, Maria Cristina Aguirre
O Uso do Laboratório de Ensino de Química como Ferramenta: Investigando as Concepções de Licenciandos de Química sobre o POE
Canoas/RS, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2008. 125p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Edson Roberto Oaigen, Tales Leandro Costa Martins).
|
Resumo |
Este trabalho investigou as percepções com que futuros professores de Química analisam a importância do uso do Laboratório de Química (LQ) no ensino e aprendizagem na Educação Básica, relacionando indicadores que apontem a evolução de suas concepções sobre o uso da experimentação utilizando como estratégia didática a abordagem POE. (Predizer, Observar, Explicar), aqui adaptada para realização e experimentos. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, que compara indicadores obtidos nas respostas através de uma matriz comparativa. A coleta de dados foi realizada em cinco encontros consecutivos realizados no mês de outubro de 2007 com uma turma de Estágio Supervisionado II de um curso de Licenciatura em Química. Os resultados encontrados apontam que os professores em formação inicial (re) conceituam o papel do LQ, criando possibilidades de relações que podem ser estabelecidas entra a prática e a teoria.
|