O uso de uma unidade de aprendizagem como superação da aula tradicional no ensino de reações químicas

RIBEIRO, Aknaton Luís Torres
O uso de uma unidade de aprendizagem como superação da aula tradicional no ensino de reações químicas
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC RS, 2005. 178p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nara Regina de Souza Basso).

Resumo Este trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar de que maneira uma unidade de aprendizagem pode superar as aulas tradicionais no ensino de reações químicas. A fundamentação teórica é baseada em autores que vêem as unidades de aprendizagem como oportunidade de desenvolvimento de pesquisa, envolvendo questionamento, argumentação e validação e contribuindo para a consolidação de um conhecimento profissional mais enriquecido e fundamentado em cada um dos participantes. A pesquisa é feita por meio dos depoimentos e de textos elaborados por alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular, durante o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem sobre reações químicas. A metodologia empregada para verificar os dados obtidos foi a análise de conteúdo, o que oportunizou subsídios para a reflexão a partir das concepções dos alunos envolvidos na pesquisa. Os relatos nos permitem concluir que através da aplicação de uma unidade de aprendizagem que utiliza a informática e de atividades no laboratório de química, que promove a interdisciplinaridade e a pesquisa aliada à produção textual, consegue-se superar a aula tradicional no ensino de reações químicas. Este trabalho de pesquisa constata que o uso da informática acelera a velocidade das pesquisas da comunicação, já as atividades interdisciplinares enriquecem os conhecimentos associando conceitos teóricos com o cotidiano. As atividades experimentais levam os alunos a solucionar problemas através do diálogo, e o trabalho que alia pesquisa com produção textual, que por sua vez desenvolve responsabilidade bem como proporciona reflexão e reelaboração de conceitos.