RIBEIRO, Aknaton Luís Torres
O uso de uma unidade de aprendizagem como superação da aula tradicional no ensino de reações químicas
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC RS, 2005. 178p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nara Regina de Souza Basso).
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Resumo |
Este trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar de que maneira uma unidade de aprendizagem pode superar as aulas tradicionais no ensino de reações químicas. A fundamentação teórica é baseada em autores que vêem as unidades de aprendizagem como oportunidade de desenvolvimento de pesquisa, envolvendo questionamento, argumentação e validação e contribuindo para a consolidação de um conhecimento profissional mais enriquecido e fundamentado em cada um dos participantes. A pesquisa é feita por meio dos depoimentos e de textos elaborados por alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular, durante o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem sobre reações químicas. A metodologia empregada para verificar os dados obtidos foi a análise de conteúdo, o que oportunizou subsídios para a reflexão a partir das concepções dos alunos envolvidos na pesquisa. Os relatos nos permitem concluir que através da aplicação de uma unidade de aprendizagem que utiliza a informática e de atividades no laboratório de química, que promove a interdisciplinaridade e a pesquisa aliada à produção textual, consegue-se superar a aula tradicional no ensino de reações químicas. Este trabalho de pesquisa constata que o uso da informática acelera a velocidade das pesquisas da comunicação, já as atividades interdisciplinares enriquecem os conhecimentos associando conceitos teóricos com o cotidiano. As atividades experimentais levam os alunos a solucionar problemas através do diálogo, e o trabalho que alia pesquisa com produção textual, que por sua vez desenvolve responsabilidade bem como proporciona reflexão e reelaboração de conceitos.
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