O USO DE REPRESENTAÇÕES EM EXPLICAÇÕES E NA ARGUMENTAÇÃO

SILVA, Daniela Kenia Batista da
O USO DE REPRESENTAÇÕES EM EXPLICAÇÕES E NA ARGUMENTAÇÃO
Minas Gerais/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosaria da Silva Justi).

Resumo Nesse trabalho, consideramos a importância de um ensino de ciências em que se privilegie práticas em sala de aula que se aproximam daquelas vivenciadas pelos cientistas e investigamos algumas características relacionadas às práticas epistêmicas inerentes ao trabalho dos cientistas: argumentar, explicar e representar. Assim, ele se mostra coerente com os objetivos de um ensino de ciências autêntico. Além disso, o discurso na ciência (em especial em química, foco deste trabalho) é permeado pela utilização de múltiplas representações, sendo caracterizado, então, como multimodal. Nessa perspectiva, nosso objetivo é investigar as relações que podem ser estabelecidas entre as práticas argumentar e explicar e o uso de representações durante as mesmas. Assim, as questões de pesquisa que norteiam essa pesquisa são: Como alunos do ensino médio utilizam representações e argumentações? Como a professora contribui para que os alunos utilizem representações em explicações e argumentações?. Os dados da pesquisa foram coletados em uma turma da segunda série do ensino médio, do turno da noite, de uma escola pública estadual. Acompanhamos aulas de química nas quais os estudantes realizaram, em grupo, atividades investigadas baseadas em modelagem sobre o tema interações intermoleculares. As aulas foram filmadas, sendo que para a análise foram selecionados os trechos em que os indivíduos (estudantes e professora) utilizaram representações. Esses trechos foram transcritos e organizados de acordo com a caracterização dos mesmos como situações argumentativas ou explicativas. Para a análise, foram elaboradas categorias com as funções das representações identificadas nos discursos argumentativo e explicativo dos indivíduos. Os resultados mostraram que representações mais utilizadas foram modelos concretos, o que é coerente com os principais objetivos das tarefas realizadas pelos estudantes: elaborar e testar modelos concretos. Além disso, foram identificados diversos objetivos para a utilização das representações no discurso dos indivíduos, tais como: reforçar a fala; suprir as dificuldades dos indivíduos de se expressar verbalmente; substituir vocabulário científico específico; averiguar entendimento de aspectos conceituais etc. Concluímos que as representações (sejam gestuais, visuais, concretas etc.) constituem parte importante da argumentação e explicação realizadas pelos estudantes e professora no processo de ensino e aprendizagem e que ela desempenha ações específicas que favorecem a utilização de representações pelos estudantes. Além disso, confirmamos as contribuições de atividades de modelagem para a aprendizagem dos alunos, pois elas favorecem aos mesmos se expressar de outro modo (além do verbal, comum em salas de aula de química). As reflexões decorrentes deste trabalho culminaram com a emergência de novas questões de pesquisa que podem contribuir para a produção de outros conhecimentos na área.