LIMA, Analice de Almeida
O uso de modelos no ensino de química: Uma investigação acerca dos saberes construídos durante a formação inicial de professores de Química da UFRN
/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Educação, 2007. 260p. Tese de Doutorado. (Orientador: Isaura Beltran Nuñez).
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Resumo |
Nos últimos vinte anos, as pesquisas voltadas à profissionalização docente têm crescido de modo expressivo. Nesse contexto, as investigações acerca dos saberes docentes representam uma importante contribuição, visto que buscam identificar e resgatar a base de conhecimento que sustenta a profissão docente. Em particular, as reflexões e proposições de Lee Shulman têm constituído um subsídio fundamental à profissionalização dos professores no sentido de atrelar os saberes pedagógicos aos do conteúdo, estabelecendo o conhecimento pedagógico do conteúdo que caracteriza e diferencia o professor e o bacharel em determinada área de conhecimento. Entre os saberes imprescindíveis ao exercício profissional do professor de Química, salientamos, nesta pesquisa, a pertinência dos relativos ao uso de modelos nas aulas de Química nos ensinos fundamental e médio. Esses saberes são referentes à compreensão dos licenciandos acerca do conhecimento e modelos elaborados na ciência e dos modelos adotados no ensino de Química, assim como as habilidades para planejar situações didáticas que utilizem modelos. Nesta pesquisa, buscamos identificar as contribuições e entraves, durante a formação inicial de professores de Química, na UFRN, em relação à construção de saberes que subsidiem os licenciandos na elaboração de atividades de ensino que envolvam a utilização de modelos. A investigação foi realizada na UFRN, no Curso de Licenciatura em Química, junto a 13 licenciandos que cursavam a disciplina de Prática de Ensino de Química. Para esta pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas, elaboração de um plano de atividades para o ensino de Química e entrevista de modo a responder as questões de estudo estabelecidas. Os dados obtidos foram analisados a partir de critérios estabelecidos, categorizados e tabelados. Os resultados sinalizam que as representações dos licenciandos referentes ao conhecimento científico contemplavam, entre outras questões, a idéia de um método para a sua construção. Em alguns casos, foi ressaltado o papel dos modelos nessa construção, bem como a dimensão social na validação desse conhecimento. Os modelos científicos foram destacados, pela maioria dos licenciandos, como uma forma de representação com finalidade de explicar, compreender e interpretar os fenômenos químicos. Já os modelos didáticos foram ressaltados, na maioria dos casos, como uma forma de auxiliar os alunos de Química da Educação Básica a compreender os modelos científicos. As representações referentes a essas categorias contemplaram aspectos importantes, embora de modo superficial, refletindo as limitações de reflexões nesse sentido durante o processo formativo. Na elaboração de atividades de ensino que utilizam modelos, foram evidenciadas dificuldades, no processo de construção do plano, relativas à estrutura didática e à proposição de atividades que contemplassem modelos, embora os licenciandos tenham mobilizado diferentes elementos referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Tais constatações evidenciam a necessidade de que a agência formadora possa promover mudanças na formação inicial de modo a propiciar, ao longo desse processo, reflexões, discussões e proposições de atividades relativas às categorias destacadas nesta pesquisa, contribuindo para a construção de elementos iniciais referentes ao conhecimento pedagógico do conteúdo que serão desenvolvidos no decorrer da docência, corroborando, dessa forma, para a profissionalização docente.
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