CARVALHO, Patrícia Matias Sena de
O uso de blogs e aulas experimentais como práticas educativas no ensino de físico-química para o ensino médio : um estudo descritivo a partir do conceito de aprendizagem significativa
Fortaleza/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2013. 122p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Mozarina Beserra Almeida).
|
Resumo |
A utilização de metodologias de ensino diferenciadas tem se tornado cada vez mais necessária diante das exigências da sociedade. As informações circulam a cada dia de forma mais rápida e eficiente; e a escola, como espaço de construção do conhecimento, deve estar preparada para dotar o aluno de competências e habilidades pertinentes ao uso de novas tecnologias e, ainda, ao reconhecimento de fenômenos científicos em meio a fatos cotidianos, outra importante habilidade a ser desenvolvida. Este trabalho teve por objetivo analisar o uso e a aceitação de blogs e aulas experimentais como ferramentas pedagógicas no ensino de Físico-Química, à luz da aprendizagem significativa. A pesquisa ancorou-se na proposta de aprendizagem significativa de Ausubel (1978), nas concepções sobre avaliação da aprendizagem de Luckesi (2008) e na proposta construcionista de Valente(1993). A pesquisa realizada foi de natureza descritivo-bibliográfica, de cunho experimental e com estudo de caso realizado em campo, seguindo uma abordagem quali-quantitativa e realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio matriculados numa escola da rede estadual de ensino. Os alunos foram divididos em grupos, dos quais um teve aulas de Química em que o professor utilizou métodos tradicionais, enquanto os outros grupos tiveram acesso a um blog criado especialmente para o desenvolvimento deste trabalho, bem como aulas experimentais no Laboratório de Ciências, utilizando experimentos do seu cotidiano. Os resultados mostraram que a implantação de aulas diferenciadas através do uso do blog e de aulas experimentais é capaz de despertar a curiosidade dos alunos e pode favorecer a busca pelo conhecimento. Contudo, o profissional em educação deve estar preparado para escolher a melhor estratégia didática, conforme as possibilidades sociais e econômicas do espaço escolar.
|