O USO DE ANALOGIAS PARA O ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO MÉDIO: FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM OU TRANSMISSÃO DE ERROS CONCEITUAIS?

JUNIOR, Olimpio Jose da Silva
O USO DE ANALOGIAS PARA O ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO MÉDIO: FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM OU TRANSMISSÃO DE ERROS CONCEITUAIS?
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2013. 101p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Robson Fernandes de Farias).

Resumo O uso de analogiasno Ensino Médio é frequentemente utilizado ao ensinar química, seja abordada em livros didáticos ou em sala de aula pela utilização dos professores, isso é devido ao grande número de conceitos abstratos regentesdesta disciplina. As analogias são conceituadas por diversos autores, no qual estes convergem para a ideia de que estas são ferramentas que buscam uma maneira de elucidarum conceito desconhecido comparandooa um conceito familiar,relacionando seus atributos similares e não similares. A partir de um levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de química do Ensino Médio que abordam o conteúdo equilíbrio químico e de estudos já produzidos na área apontando os principais erros conceituais apresentados pelos estudantes neste conteúdoé realizada uma análise das analogias encontradas, para com isso realizar a verificação do seu direcionamento a erros conceituaispelo uso dos estudantes e/ou pela utilização de professores em sala de aula ou se promovem a facilitação da aprendizagem.