OLIVEIRA, Ricardo Luiz de
O uso de analogias e modelos no ensino do Equilíbrio Químico
/RS, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2006. 88p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Augusto Netz).
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Resumo |
As analogias e os modelos são destacados por vários autores como ferramentas valiosas no processo de ensino e aprendizagem e podem ser alternativas para a melhoria da qualidade do ensino na sala de aula e para a melhor compreensão de conceitos. Neste trabalho procuramos investigar o papel do uso das analogias e modelos para compreensão e formação adequada dos conceitos científicos no contexto do ensino de Equilíbrio Químico no Ensino Médio. Buscando evitar o reforço de concepções alternativas, este uso deve ser sistemático e consciente. Assim, usamos uma metodologia consagrada na literatura, o método TWA (teaching with analogies). Este estudo foi aplicado em quatro turmas pertencentes a duas escolas: uma escola técnica profissionalizante e uma escola de ensino médio regular. Em cada escola, foi escolhida uma turma onde foi aplicada uma apostila seguindo a metodologia TWA e uma turma controle, com uma apostila elaborada sem o uso de analogias. Foram aplicados questionários pra avaliação dos perfis das turmas, bem como prétestes e pós-testes a todas as turmas, com o intuito de determinar a evolução conceitual e investigar o papel do uso de analogias nesta evolução. Os principais resultados apontam para uma eficácia desta metodologia no que toca aos aspectos relacionados à representação gráfica e ao comportamento da concentração em função do tempo, em ambas as turmas. A metodologia se mostrou mais eficaz na turma do ensino profissionalizante, onde também os aspectos interpretação conceitual, representação microscópica e construção de analogias e modelos foram favorecidos. Além disso, constataram-se diversas dificuldades dos alunos na produção e exploração de analogias e modelos, que parecem estar estreitamente relacionadas com a falta de conhecimentos do tópico em estudo (domínio alvo) e com o desconhecimento do funcionamento de alguns dos análogos e modelos escolhidos. Os resultados mostraram que, embora a evolução, em ambas as escolas, seja maior nas turmas que usaram a metodologia de ensino com o uso de analogias, a diferença é significativamente maior na escola de ensino profissionalizante.
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