CAVALCANTI, Eduardo Luiz Dias
O uso da RPG no ensino de química
Goiânia/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, Química, 2007. 57p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares).
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Resumo |
A aventura é narrada pelo mestre fazendo com que seus jogadores saiam da escola de alquimia, passem por uma vila onde mora o professor raptado e daí sigam para o castelo tomado pelo alquimista vilão. No castelo os jogadores passam por salas que alem dos obstáculos químicos propostos pelos autores, lutam, abrem passagens secretas, escorregam em túneis, despencam em buracos, arrombam portas e etc., como em um jogo normal de RPG. Durante o jogo, são disponibilizados pelo mestre 8 salas em um castelo com vários outros obstáculos químicos a serem transpostos para que se possa chegar ao autor do seqüestro e conseqüente resgate do professor. O trabalho tem um enfoque fenomenológico e discute a avaliação e a problematização do conhecimento químico por meio da atividade lúdica. O jogo é realizado com turmas do ensino superior do curso de química.
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