SCHNETZLER, Roseli Pacheco
O tratamento do conhecimento químico em livros didáticos brasileiros para o ensino secundário de Química de 1875-1978: análise do capítulo de reações químicas
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1980. 191p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosália Maria Ribeiro de Aragão).
|
Resumo |
Analisa o tratamento do conhecimento químico veiculado por livros didáticos de Química - 2º grau, exclusivamente brasileiros, no período de 1875 a 1978. Busca a compreensão da atual situação do ensino, levando em consideração a dependência do mesmo com a função social e política exercida pela escola e por todo o sistema educacional na nossa sociedade. A análise dos livros, delimitada ao capítulo de Reações Químicas, compreende, fundamentalmente, as seguintes questões: a) a ausência de experimentação tem sido uma característica dos livros didáticos brasileiros?; b) a ausência de relação do conhecimento químico com assuntos da vida cotidiana tem caracterizado os livros didáticos brasileiros?; c) em termos gerais, os livros didáticos têm tratado o conhecimento químico de forma a enfatizar sua memorização?; d) na medida que tais aspectos realmente caracterizarem o tratamento do conhecimento químico veiculado pelos livros, eles se apresentarão com a mesma ênfase tanto nos livros antigos quanto nos modernos? A amostra compreende 28 livros didáticos destinados ao 1º ano do 2º grau. Aponta que, além dos livros analisados não se caracterizarem pela ênfase na experimentação e no relacionamento da Química com a vida cotidiana, a insignificante presença de tais parâmetros associada à ênfase de propiciar a ocorrência de aprendizagem significativa decrescem com o passar dos anos. Constata ainda a significativa defasagem entre as proposições legais dirigidas ao ensino secundário de Química ao longo desses anos e sua "prática", segundo as proposições dos livros analisados.
|