O tema água no ensino: a visão de pesquisadores e de professores de Química

TORRALBO, Danielle
O tema água no ensino: a visão de pesquisadores e de professores de Química
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2009. 141p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Eunice Ribeiro Marcondes).

Resumo O tema “água” tem sido considerado importante no ensino de química, pois permite ao professor problematizar situações importantes para que os alunos a interpretem, de maneira que os conceitos químicos possam auxiliar no entendimento de problemas, proporcionando assim, a formação de um estudante responsável. A presente pesquisa buscou investigar como os professore de Química do Ensino Médio abordam esse tema em suas aulas, e conhecer as visões de especialistas obre a água, bem como o que deveria ser ensinado dessa temática na escola. Os dados foram coletados entre 6 pesquisadores em Química Ambiental QA, 6 em Química das águas QAG, 5 em Educação Ambiental EA e 8 em Ensino de Química EQ, e 10 professores de Química do Ensino Médio. Utilizou-se um questionário para que os pesquisadores em QA, QAG e EA e outro para os EQ. Os professores foram entrevistados. A análise dos dados foi feita de acordo com pressupostos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo e foram construídas tramas de conhecimentos. As categorias elaboradas dizem respeito a três dimensões de análise: conhecimentos, atitudes e à abordagem do tema. Ainda procurou-se identificar com que visões sobre o ambiente a temática água deveria ser abordada. Para os pesquisadores em ensino de Química EQ, outras dimensões foram utilizadas em função das diferentes questões a eles propostas. Assim, as dimensões dizem respeito à importância, à abordagem e aos conhecimentos considerados importantes par ao ensino. Os pesquisadores em QA, QAG, EA apontaram que a sociedade deveria ter conhecimentos sobre: saúde, usos, qualidade, vida e recurso; que este tema deveria ser objeto de estudo ou tratado com exemplificação de conceitos químicos e ainda que devam ser desenvolvidas atitude, individuais ou coletiva sobre o tema em termos de sustentabilidade, do recurso e da vida. Alguns indicam que o tema deve ser tratado com um tema estruturante e interdisciplinar. Os dados da entrevista dos professores foram analisados procurando-se comparar suas declarações sobre os conteúdos abordados e as metodologias de ensino empregadas como as tramas de conhecimentos elaboradas com as visões dos pesquisadores. Também, a partir das entrevistas, foram construídos mapas conceituais que relacionam conteúdos e abordagens do tema. Verificamos que a maioria dos professores trata a temática da água por meio de descrições conceituais ou apenas exemplificações. Poucos abordam a água como um objeto de estudo e, quando o fazem, se restringem, principalmente, ao tratamento e a qualidade da água. Assuntos considerados importantes pelos pesquisadores, como saúde, vida e sustentabilidade não são abordados pelos professores. De maneira geral, a água é introduzida na sequencia habitual de conteúdos ministrados, embora enfocando aspectos que consideram socialmente contextualizados.