SILVA, Nilma Soares da
O repertório de conhecimento de um grupo de professores de Ciências, específico ao ensino de Química, no nível fundamental
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2003. 254p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Arnaldo de Moura Vaz).
|
Resumo |
Temos assistido, nas duas ultimas décadas, a um intenso movimento de inovações curriculares na educação em geral e, no ensino de ciências, de um modo particularmente acentuado. Em vários países do mundo, com realidades e economias muito diferentes, constata-se o mesmo descompasso entre as necessidades de uma formação geral para todos e a ineficiência do sistema escolar em garantir um conhecimento público das ciências. Vários autores (claxton, 1991; Fensham, 1991; Millar, 1996), ao comparar as reformas atuais e aquelas ocorridas nas décadas de 60 e 70, têm indicado um deslocamento da atenção do currículo, antes destinados à formação básica introdutória para aqueles que vão prosseguir seus estudos a nível universitário, e agora majoritariamente destinado a uma maioria para quem a escolaridade básica deve promover uma compreensão ampla e geral dos processos científicos e tecnológicos. Dessa constatação, resultam mudanças profundas na forma de conceder a escola e o processo de escolarização básica, seus conteúdos, abordagens e metodologias de ensino.
|