O raciocínio espacial no desenvolvimento do ensino de química: o conceito de zona de desenvolvimento proximal

JR, Jose Carmo Lattari
O raciocínio espacial no desenvolvimento do ensino de química: o conceito de zona de desenvolvimento proximal
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), 2008. 107p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adelaide Faljoni Alario).

Resumo Esta pesquisa tem por objetivo, a investigação das dificuldades de aprendizagem no Ensino de Química, particularmente, as habilidades de raciocínio espacial, que estão envolvidas no processo de desenvolvimento do ensino em Química Orgânica. O grupo pesquisado é representado por 76 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Felix Porto, da Rede Pública Estadual da Cidade de Guarulhos, no ano de 2007. Para esta pesquisa, foi utilizado como referencial teórico a Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky, que propõe uma investigação do desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, em uma perspectiva histórico-cultural, tomando como referência, para compor a avaliação das habilidades para desenvolvimento do ensino em química orgânica, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), aplicado no ano de 2005. A metodologia desta pesquisa, procurou desenvolver mecanismos de avaliação diagnóstica que permitissem aplicar a teoria Zona de Desenvolvimento Proximal, que segundo Vygotsky, é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. As habilidades de raciocínio espacial necessárias para o desenvolvimento da química orgânica foram identificadas com base no conteúdo a ser ministrado, fundamentadas no livro didático adotado pelo professor. A partir destas habilidades, utilizou-se como estratégia para investigação do Nível de Desenvolvimento Real, as questões de matemática, do conteúdo espaço e forma, pertinente ao ensino fundamental, geometria e medidas do ensino médio, extraídos da avaliação do Saresp 2005, citadas abaixo. 1-classificar polígonos segundo critérios diversos como: número de lados dos polígonos; paralelismo de lados, medidas de ângulos e de lados; 2- Identificar ângulo como mudança de direção; 3- Identificar diferentes planificações de poliedros; 4- Estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e de pirâmides por meio de suas representações; 5- Reconhecer a transformação de uma figura no plano por meio de reflexão em reta, identificando medidas que permanecem invariantes nessa transformação (medidas dos lados e dos ângulos); 6- Identificar medidas invariantes (dos lados, dos ângulos e da superfície) de figuras planas congruentes em transformações (reflexões em retas, translações e rotações); 7- convexidade, forma, número de lados, número de ângulos e eixos de simetria (quando for o caso). O cronograma de aplicação dos instrumentos de avaliação e intervenções pedagógicas foi: - Instrumento 1: Avaliação diagnóstica do raciocínio espacial com questões que avaliam as habilidades de espaço e forma do Saresp 2005 para o Nível de desenvolvimento Real aplicado em 06/03/2007; - Intervenção Pedagógica 1: Projeto com modelos elaborados com garrafas PET aplicado em 10/04/2007; - Intervenção Pedagógica 2: Audiovisual com o Filme “O Óleo de Lorenzo” em 17/05/2007; - Instrumento 2: Avaliação diagnóstica do raciocínio espacial com questões que avaliam as habilidades de química orgânica determinando o Nível de Desenvolvimento potencial em 03/10/2007. Os resultados obtidos da avaliação diagnóstica das habilidades investigadas para o Nível de Desenvolvimento Real estão expressos no gráfico 07 da pesquisa: Gráfico 07. A intervenção pedagógica utilizada para o desenvolvimento do grupo pesquisado, para esta etapa da pesquisa, utilizou-se do projeto de elaboração de modelos moleculares do carbono com garrafas PET e um audiovisual com o filme O Óleo de Lorenzo. Vygotsky relaciona a natureza sócio-cultural com esses processos pedagógicos de aprendizagem: professor, modelos, e realidade. Estes são importantes elementos mediadores da relação do homem com o mundo que interfere no desenvolvimento humano. Após as intervenções pedagógicas, avaliou-se o Nível de Desenvolvimento Potencial, propondo ao grupo de alunos, questões de química orgânica, com foco nas habilidades para o desenvolvimento do conteúdo de química orgânica. Os resultados obtidos após avaliação diagnóstica para o Nível de desenvolvimento Potencial estão expressos no gráfico 08 da pesquisa. Gráfico 08. Discutiu-se o desenvolvimento investigado nesta pesquisa a partir dos resultados dos gráficos 07 e 08, reunidos no gráfico 09 da pesquisa. Gráfico 09. Segundo Vygotsky, para se garantir o desenvolvimento é necessário o aprendizado, desta forma, observamos, no gráfico 09, uma diminuição de erros nas habilidades 1, 3, 5 e 7, identificando que as intervenções pedagógicas promoveram a aprendizagem gerando desenvolvimento na Zona de Desenvolvimento Proximal. As habilidades 2, 4 e 6, contrariaram a expectativa de diminuição da porcentagem de erros, portanto não houve desenvolvimentos das habilidades. As hipóteses para esta situação, segundo a teoria de Vygotsky foram: - A linguagem específica da disciplina, com seus signos que representam significados específicos da disciplina de química, não foram apropriados nas intervenções pedagógicas, não promovendo a aprendizagem, e aumentando os níveis de erro, devendo ser revista em outra etapa da pesquisa; - A aprendizagem não teve significado para os conceitos cotidianos, a intervenção pedagógica não estimulou e nem ofereceu desafios para o nível de desenvolvimento potencial, devendo ser revisto em uma próxima etapa da pesquisa; - As habilidades investigadas pelo Saresp 2005, fazem parte de um currículo anterior à fase escolar do grupo pesquisado , a falta do desenvolvimento destas habilidades nas séries apropriadas, pode justificar a alta porcentagem de erros na avaliação do nível de desenvolvimento real, e após intervenção pedagógica, não houve desenvolvimento esperado. Devemos rever na próxima etapa da pesquisa. Concluímos que a teoria de Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Proximal proporciona aos educadores um instrumento no qual pode ser feito o diagnóstico do curso interno do desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos alunos, permitindo uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor, norteando as suas futuras ações no ensino de química.