VERAS, KLEYANE MORAIS
O PIBID NO DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA?
Fortaleza/CE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, UFC, 2017. 126p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: JOSE OSSIAN GADELHA DE LIMA).
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Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa implantado pelo governo federal, desenvolvido junto aos cursos de licenciatura, que tem por finalidade incentivar a formação inicial de professores por meio da inserção dos licenciandos no seu futuro ambiente de trabalho, na tentativa de preparar melhor os docentes para a Escola Básica. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta investigação consistiu em examinar se o subprojeto do PIBID/Química, vigente na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) na Universidade Estadual do Ceará (UECE), está promovendo oportunidades para que os futuros professores possam desenvolver algumas competências e habilidades prescritas pelos documentos oficias referentes à esta área específica. No que refere à abordagem metodológica, esse trabalho assumiu o estudo de caso do tipo único como método de pesquisa, no qual foram utilizados para a coleta de dados: a análise documental; um questionário misto; e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes foram seis bolsistas licenciandos que atuaram no subprojeto do PIBID/Química/FAEC em 2016. Para a interpretação dos dados coletados, foi utilizada a técnica denominada de análise de conteúdo temática. As categorias de análise construídas para o estudo foram: formação docente; conhecimento profissional em Química; prática de ensino e profissão docente. Os resultados evidenciaram que as ações acadêmicas desenvolvidas no subprojeto de Química propiciam a construção das competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão, pois está possibilitando aos licenciandos realizarem uma análise dos próprios conhecimentos; assimilar novos conhecimentos; refletir sobre o „ser docente‟; acompanhar os avanços educacionais; utilizar metodologias diferenciadas; trabalhar práticas em laboratórios; e analisar livros didáticos, entre outras. Isso demonstra que estão se abrindo perspectivas de mudanças no Ensino de Química da Escola Básica, capazes de contribuir verdadeiramente para a formação de cidadãos, conforme estabelece os documentos oficiais referentes a esta área de ensino.
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